sexta-feira, 8 de abril de 2016

14 Características comuns em Grandes Líderes

Para este boletim decidimos focar no tema “Liderança” e as características comuns em grandes líderes

No livro FOCO, o autor Daniel Goleman (pg. 225) fala de uma pesquisa que reuniu 14 habilidades em comum para líderes de grandes empresas e mesmo que ninguém possa ter todas elas, uma delas é comum a todos:
uma metacapacidade: a autoconsciência. [...] (que) raramente aparece naquelas listas de competências que as organizações utilizam para analisar os pontos fortes de seus melhores profissionais. Esse tipo sutil de foco pode ser subjetivo demais, embora as habilidades que refletem um alto controle cognitivo, que são construídas sobre essa base de autoconsciência, sejam tão frequentes, e incluem persistência, resiliência e o impulso de atingir metas [...] A maior parte das competências para líderes de alto desempenho se concentra na categoria mais visível que é construída com base na empatia: forças de relacionamento, como influência e persuasão, trabalho em equipe, cooperação e coisas do gênero.”


Inspirados pelo livro de Goleman, decidimos reunir as 14 características mais citadas e comumente observadas em líderes exemplares:

Caráter - Caráter exemplar! É de extrema importância que um líder seja confiável para conduzir os outros e que viva a sua vida com honestidade e integridade. Ele "pratica o que fala" e ao fazê-lo ganha o direito de ter a responsabilidade com os outros. A verdadeira autoridade nasce do respeito pelo bom caráter e confiabilidade da pessoa que conduz e tratam as pessoas da maneira que eles querem ser tratados. Extremamente éticos, acreditam que a honestidade, esforço e confiabilidade formam a base do sucesso. Eles incorporam esses valores tão abertamente que nenhum funcionário duvida da sua integridade, pois compartilham informações abertamente, e evitam a perda de controle.

Entusiasmo – É entusiasmado com seu trabalho ou causa e também sobre o seu papel como líder. As pessoas reagem mais abertamente a uma pessoa que demonstra paixão e dedicação. Os líderes precisam ser capazes de ser uma fonte de inspiração, e ser um motivador para uma ação ou causa necessária. Embora as responsabilidades e os papéis de um líder pode ser diferente, o líder precisa ser visto como parte da equipe de trabalho para alcançar uma meta. Este tipo de líder não vai ter medo de arregaçar as mangas e se sujar (literalmente).

Confiança - Um bom líder é confiante! Para liderar e indicar a direção, um líder precisa ser confiante como pessoa e profissional. Um líder que transmite confiança para o objetivo proposto inspira os melhores esforços e resultados dos membros da equipe.


Assertividade - Um líder também precisa de assertividade para funcionar de uma forma ordenada e proposital em situações de incerteza. As pessoas olham para o líder em tempos de incerteza e desconhecimento e encontram tranquilidade e segurança quando o líder retrata a confiança e uma atitude positiva.

Foco/Objetividade - Tem como principal objetivo o foco e é capaz de pensar analiticamente. Ele não só pode ver uma situação como um todo, mas também é capaz de dividi-la em partes para uma inspeção mais minuciosa, transformando em etapas mais administráveis ​​e fazendo progressos nesse sentido.

Empatia – Ao criar uma relação legítima com sua equipe, o líder torna menos provável que as questões pessoais e ressentimento possam entrar e atrapalhar o grupo. Quando sua equipe sabe que seu líder é compreensivo com as preocupações deles, eles serão mais propensos a trabalhar com ele e em sua visão, ao invés de fomentar sentimentos negativos.

Responsabilidade - Líderes extraordinários assumem a responsabilidade pelo desempenho de todos, incluindo a sua própria. Eles fazem follow-up sobre todas as questões pendentes, checando os funcionários e monitorando a eficácia das políticas e procedimentos da empresa. Quando as coisas estão indo bem, eles elogiam. Quando surgem problemas, eles identificam-nos rapidamente, buscam soluções e colocam as coisas de volta nos trilhos.

Comunicação - A comunicação eficaz do líder ajuda a manter sua equipe de trabalho nos projetos certos, com a atitude certa. Se o líder comunicar eficazmente suas expectativas, problemas e conselhos, sua equipe vai ser mais propensa a reagir e cumprir suas metas.

Flexibilidade - Nem todo problema exige a mesma solução. Por ser flexível a novas ideias e de mente aberta o suficiente para considerá-los, o líder aumenta a probabilidade de que irá encontrar a melhor resposta possível. O líder flexível dá um bom exemplo para sua equipe e recompensa boas ideias.

Humildade - Mesmo com um cargo de CEO, é fundamental ter humildade para reconhecer que um líder não sabe tudo e, por isso, cada integrante de sua equipe desempenha um papel complementar, de extrema importância para o sucesso do negócio. O líder deve aproveitar ao máximo o que cada um dos profissionais tem a acrescentar e aprender com eles. 

Delegação - Não importa o quanto o líder pode querer, ele não pode realmente fazer tudo sozinho. Mesmo se pudesse, em um ambiente de equipe seria uma péssima ideia. Bons líderes reconhecem que a delegação faz mais do que simplesmente aliviar os seus próprios níveis de estresse (apesar de que é, obviamente, um bom privilégio). Delegando a outros mostra que o líder tem confiança nas capacidades do time, o que posteriormente resulta em maior moral no local de trabalho, bem como a lealdade de sua equipe. Eles querem se sentir motivados e confiáveis.
O líder só não deve delegar todo o seu trabalho para poder tirar um cochilo sob sua mesa. Se há um projeto de alta importância, por exemplo, pode ser difícil de confiar em empregados sem um micro gerenciamento. Confiando-os a fazer o seu melhor é um sinal de força em sua liderança, e um incentivo para eles trabalharem de acordo com suas expectativas. Quando se trata de delegação, a ideia é definir os pontos fortes de cada empregado e atribuir-lhes tarefas que melhor se adaptam eles. A capacidade de delegar com sucesso levará a um trabalho de maior qualidade e produtividade.

Tolerância ao erro - Errar não só é humano, mas também é uma condição inerente a um cargo de liderança - principalmente para as startups, que exigem testes e mudanças rápidas conforme a reação do mercado. Para ser um CEO de sucesso, no entanto, é preciso aprender com os erros e transformá-los em uma fonte valiosa de aprendizado não só para o líder como para toda a equipe. Admitir o erro, analisar o que aconteceu durante o processo e usar isso como uma forma de aprendizado, levará ao crescimento. 

Atitude positiva - Grandes líderes sabem que não terão uma equipe feliz e motivado a não ser eles mesmos tenham uma atitude positiva. A positividade é uma característica essencial de liderança para a produtividade, a felicidade dos funcionários e ambiente de trabalho. Quando erros são cometidos - mesmo se eles são sérios, é importante olhar para o lado positivo das coisas. Você está definindo o tom para o dia de trabalho, e sua atitude afeta diretamente aqueles sob sua liderança. Fazer elogios, trazer lanches ou cervejas na sexta-feira e até mesmo mostrando um interesse apropriado na vida pessoal de um empregado pode ter um impacto significativo sobre o dia de trabalho. Uma vantagem adicional é que os membros da equipe tendem a trabalhar mais e fazer horas extras quando necessário, se eles estão felizes e sentem-se valorizados.

Compromisso - Em primeiro lugar, o líder precisa se ater aos seus compromissos e promessas. Se ele não fizer isso, ele irá se tornar um líder não confiável e as pessoas não acreditarão nele. Em segundo lugar, o líder precisa ser a pessoa que trabalha com mais comprometimento e também, quem dá duro no trabalho. Precisa dar o exemplo. Todos os grandes líderes fazem isso. Por que seus funcionários e membros da equipe darão tudo, se o líder não se preocupa? Provando seu próprio compromisso, o líder irá inspirar outros a fazer o mesmo, bem como ganhar seu respeito e infundir uma boa ética de trabalho.



Fiquem ligados, em breve traremos mais conteúdos sobre esse tema!
Fiquem com Deus e até o próximo boletim.


Para acompanhar outras dicas sobre gestão empresarial, empreendedorismo e tudo mais relacionado ao mundo dos negócios acesse nossas páginas: