quarta-feira, 23 de abril de 2014

Inovação no Varejo

Participei hoje pela manhã da abertura da LOJA MODELO ITINERANTE do SEBRAE. A Loja Modelo Itinerante é uma carreta que roda por todo o Estado de São Paulo apresentando informações e orientações para um loja de varejo de sucesso. Elaborada considerando as mais modernas técnicas de ambientação, visual merchandising e tecnologia de automação do ponto de venda, a carreta orienta empresários, por meio de uma visita guiada de forma prática e vivencial, sobre as melhores práticas de ambientação de uma loja. ela estará entre o dia 22 a 25 de abril de 2014 no seguinte endereço:
no Bolsão do estacionamento da Estação da (Rua do Rosário esquina com a Av. Dr. Paulo de Moraes - Piracicaba-SP).

Na loja consta o que há de mais moderno e algumas ideias simples também, apresentaram várias dicas para os lojistas que vai desde a importância da Fachada até a Organização do ambiente interno, a questão principal foi o Visual Merchandising em Negócios da Moda. Seguem alguns pontos importantes destacados na apresentação:
  • Certifique-se de que o estilo arquitetônico da fachada esteja em sintonia com o posicionamento e a identidade da loja.
  • Mantenha a calçada em frente da sua loja, limpa e em bom estado de conservação.
  • Evite poluir a vitrine expondo produtos em excesso.
  • Troque a decoração da vitrine frequentemente. 
  • Tenha um layout da loja "clean", sem muitos moveis, de maneira que leve o cliente a circular por todo o ambiente de vendas.
  • Para lojas de vestuário feminino é imprescindível um espelho grande e com distancia para a cliente poder se ver no espelho.
  • Cuidado especial deve ser dado a iluminação, não podendo ficar um loja “escura”.
  • A importância de organizar os provadores logo após algum cliente usá-lo, pois é um ponto que muitos pecam, deixando desorganizados para os próximos clientes.
Ainda falaram bastante de:

  • Climatização
  • Aromatização
  • Segurança – pode se ver na foto o uso da etiqueta RFID, tecnologia que ajuda no controle de segurança e de estoque.
  • Controle de estoque
  • Ações promocionais
  • CRM (Relacionamento com o cliente), realizando constante cadastros dos clientes afim de obter um confiável banco de dados, muito útil nos dias atuais, onde tem que entrar em contato com o cliente em todos os meios de mídia.



Um ponto muito importante é que todo esse conceito é gratuito e inovador de orientação para empresários do comércio varejista. Ainda recebemos na saída um material de Como se preparar para a Copa do Mundo FIFA 2014 e também um sobre Prevenção de Perdas no Varejo.

Recomendo para os amigos lojistas.


Ficou interessado? Entre em contato comigo.